Guia do Acompanhante

Nosso objetivo é proporcionar uma estadia segura e confortável para você e a pessoa que estará acompanhado.

Nós sabemos o quanto é gratificante e ao mesmo tempo desafiador ser acompanhante de uma pessoa que amamos. Por isso, nós iremos te ajudar com algumas possíveis dúvidas e esclarecer alguns pontos.

Normas para os acompanhantes

Silêncio é parte importante do tratamento! Ajude-nos a manter o ambiente calmo e tranquilo.

A acomodação permitida para o acompanhante é a poltrona ou sofá-cama fornecida pelo HNSC, ficando proibidas camas no chão ou cadeiras de praia.

O acompanhante deverá permanecer no quarto junto ao paciente. É proibido ausentar-se do quarto sem comunicar a equipe de enfermagem.

Verifique se o profissional de saúde confirma o nome completo e idade do paciente, antes de iniciar qualquer procedimento.

Solicite auxílio da enfermagem por meio das campainhas, localizadas ao lado da cama e no banheiro.

Pergunte para esclarecer sobre qualquer dúvida que tenha a respeito do tratamento do paciente.

As refeições aos pacientes são de acordo com a dieta prescrita pelo nutricionista.
Cada paciente possui uma dieta específica de acordo com o estado de saúde. Não forneça alimentos fora da dieta, isso pode prejudicar a recuperação do paciente.

Visando a segurança do paciente, não é permitido trancar as portas dos quartos ou banheiros.

Mantenha as grades da cama elevadas para maior segurança do paciente.

Qualquer transporte interno do paciente será realizado através de cadeiras de rodas ou macas.

As bactérias e outros microrganismos podem ser transmitidos pelas mãos. Por este motivo orientamos a higienização das mãos ao chegar e sair do Hospital, bem como, antes e após tocar no paciente.

Ao encontrar placas escritas “Isolamento” na porta do quarto do paciente, procure orientação no Posto de Enfermagem antes de entrar. Pacientes e acompanhantes em isolamento de contato, respiratório ou aerossóis devem seguir as normas propostas.

Use sempre o crachá de identificação fixado na roupa e em local visível. Na saída, deposite na catraca para sua liberação.

Durante a internação, o paciente receberá a pulseira de identificação, que garante maior segurança durante os procedimentos. A pulseira será retirada somente na alta hospitalar pela equipe de enfermagem.

Caso tenha conhecimento, informe ao profissional de saúde se o paciente possui alguma alergia ou reação a medicamentos.

Não é permitida a permanência de acompanhantes com febre, gripe, dermatites, abscessos, infecções gastrointestinais, respiratórias, bem como outras infecções.

Não forneça alimentos ao paciente fora da sua dieta nutricional e sem o consentimento da equipe de enfermagem.

Não é permitido deitar, sentar ou colocar objetos sobre berços e camas hospitalares. Não tocar ou manipular equipamentos, sondas, soros, drenos, que são atividades exclusivas da equipe de saúde. Seguindo estas orientações diminui o contato com microrganismos tanto no leito hospitalar quanto para sua roupa.

Evite interromper os profissionais quando estiverem no posto de enfermagem realizando algum procedimento de enfermagem, pois esses momentos requerem concentração. Exceto em casos urgência e emergência.

Pacientes, acompanhantes e visitantes devem respeitar as áreas restritas aos colaboradores como: rouparia, expurgo e outros.

É proibido acompanhantes menores de 18 (dezoito) anos.

É proibido interferir nos procedimentos de competência da enfermagem como: tocar nos curativos, mexer no soro, fornecer medicação e levar ao banheiro sem auxílio da enfermagem.

É proibido acumular lixo nos quartos ou jogá-los pela janela.

É proibido lavar roupas nos quartos e pendurá-las nas janelas.

É proibido paciente, acompanhante ou visitante fumar nas dependências do Hospital, incluindo área externa conforme medida adotada, baseada na lei federal nº 9294/96.

Quem tem direito a ter acompanhante:

Adolescentes até 18 anos e idosos a partir de 60 anos.

Gestante de qualquer idade

Pessoas portadoras de necessidades especiais

Observação: pessoas de 19 a 59 anos serão avaliadas para liberação da permanência como acompanhante.

Lembretes

Favor zelar pela ordem e manutenção da limpeza do quarto, colaborando com os profissionais da higienização.

O HNSC não se responsabiliza pelos pertences ou valores dos acompanhantes. Todos os pertences deverão permanecer dentro dos armários dos pacientes.

Será necessário trazer para o paciente: sabonete, escova e creme dental, produtos para higiene pessoal. Caso necessário, trazer fraldas descartáveis.

Repasse essas informações aos demais acompanhantes caso haja troca do mesmo.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X