CHT

Comissão Hospitalar de Transplante

A CHT é uma Comissão formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar no âmbito da instituição as rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplante, bem como o acolhimento aos familiares envolvidos.

A Comissão possui atribuições e rotinas bem definidas:

Realizar diariamente busca ativa de potenciais doadores.

Responsabilizar-se pela educação continuada dos colaboradores da instituição sobre os aspectos de doação e transplantes de órgãos e tecidos.

Realizar ações de conscientização da doação de órgãos e tecidos junto à sociedade.

Realizar o acolhimento e entrevista com familiares de potenciais doadores oferecendo aos mesmos a possibilidade de doação de córnea, órgãos e outros tecidos.

Organizar o processo de captação de órgãos dentro da ética e da moral.

Disponibilizar todos os recursos de diagnósticos necessários para atender aos casos de possível doação.

Viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina sobre o tema.

Organizar as equipes de comprovação de morte encefálica.

Articular-se com a Central de Transplante do Estado para organizar o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Informações importantes no processo de Doação de Órgãos:
1. A morte encefálica (cerebral) é o mesmo que o coma?

Não, a morte encefálica é muito diferente do coma. No coma as células cerebrais continuam vivas executando suas funções vitais, o que ocorre é falta de integração entre o indivíduo e tudo o que o rodeia. Na morte encefálica as células nervosas que formam o cérebro estão sendo rapidamente destruídas, o que é irreversível.

2. Após a doação, o corpo fica deformado?

Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra. realizada com todos os cuidados de reconstituição física que são obrigatórios por lei.

3. Como me tornar um doador de órgãos?

No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito. Você precisa informar a sua família sobre a sua decisão de ser doador, pois ela sempre é consultada no momento da doação e comunicará a sua vontade. Quando a pessoa não avisa a família fica em dúvida.

4. O que é morte encefálica (cerebral)?

É a morte do cérebro, incluindo o tronco cerebral que desempenha funções vitais como o controle da respiração. Quando isso ocorre a parada cardíaca é inevitável, embora ainda haja batimentos cardíacos a pessoas com morte cerebral não pode respirar sem ajuda dos aparelhos e o coração não baterá por mais que algumas poucas horas. Por isso, a morte encefálica já caracteriza a morte do indivíduo. É fundamental que os órgãos sejam aproveitados para doação enquanto ainda há sangue irrigando-os, ou seja, antes que o coração pare de bater e os aparelhos não possam mais manter a respiração do paciente.

5. Quais os tipos de doadores que existem?

Doador Vivo: que pode doar medula, rim, parte do fígado e um pulmão.
Doador de Coração Parado: que pode doar os ossos, as válvulas cardíacas, os tecidos e as córneas.
Doador em Morte Cerebral: que pode doar os ossos, as válvulas cardíacas, os pulmões, os tecidos, as córneas, o fígado, o pâncreas, o coração e os rins.

6. O que é doador vivo?

É qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea e, ocasionalmente, com transplante de parte do figado ou do pulmão, para um de seus familiares. Para doadores não parentes, há necessidade de autorização judicial.

7. Quem necessita receber um órgão transplantado?

Pessoas com insuficiência renal, insuficiência hepática, insuficiência cardíaca, insuficiência pancreática, problemas na córnea, pacientes com leucemia.

8. Para onde vão os órgãos e tecidos após a doação?

Os órgãos são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da Central de Transplante da Secretária de Saúde de cada Estado. Esse processo é justo e controlado pelo Sistema Nacional de Transplantes e supervisionado pelo Ministério Público.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X