Certificados

O trabalho do HNSC é reconhecido não apenas pelos seus
pacientes, mas por grandes instituições, confira:

Hospital Amigo da Criança – UNICEF, OMB, MS e SES (desde 2001)

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Hospital de Ensino (desde 2008)

O Hospital de Ensino representa um espaço privilegiado de convergência da atenção à saúde com o ensino, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento tecnológico com alta responsabilidade social. Os critérios para certificação de HE estão dispostos na Portaria IM/MEC/MS nº. 2.400 de 02 de outubro de 2007.

Atualmente só existem 193 Hospitais de Ensino Certificados no Brasil, e o HNSC é um deles!

Dentre as atividades relacionadas ao fato de ser hospital-escola, destacam-se: programas de capacitação profissional por iniciativa própria ou por meio de convênio, a capacitação profissional de alunos de Graduação e Pós-Graduação nas diversas áreas da Saúde e área técnica. O hospital oferece ambiente para estágios curriculares e extracurriculares, ambiente de aprendizagem para aulas práticas, Programa de Residência Médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Medicina Intensiva e Saúde da Família. A assistência e o gerenciamento à saúde geram dados de vigilância epidemiológica, hemovigilância, farmacovigilância, tecnovigilância em saúde e vigilância em saúde do trabalhador. Além disso, viabiliza produção científica e condução de estudos clínicos e epidemiológico, locais ou multicêntricos, em parceria com a iniciativa privada e outras instituições de ensino. Participa também das políticas prioritárias do Sistema Único de Saúde, colaborando ativamente na constituição de uma rede de cuidados progressivos à saúde; garantindo mecanismos de participação e controle social no hospital, possibilitando representação docente, discente, de colaboradores e de usuários.

Centro de Excelência Internacional em Tratamento da Obesidade (2015)

O Centro Unificado Interdisciplinar de Doenças da Obesidade (CUIDO) do Hospital Nossa Senhora da Conceição é certificado pelo Centro de Excelência Internacional em Tratamento da Obesidade. A instituição hospitalar está, atualmente, entre os 11 hospitais do Brasil a possuir a certificação e o único no estado de Santa Catarina.

Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano – Categoria Ouro (2015)

Certificação na Categoria Ouro pela rBLH-BR, iniciativa do Ministério da Saúde com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

IberBLH é um programa de cooperação na Região Ibero-americana para a troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano. Foi aprovado em novembro de 2007, na XVII Cumbre Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X