Centro de Pesquisas Clínicas

Um centro criado com o objetivo de realizar pesquisas clínicas
e epidemiológicas nas diversas áreas da saúde.

O Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) foi instituído em 2009 com o objetivo de realizar pesquisas clínicas e epidemiológicas nas diversas áreas da saúde. O CPC é integrante ativo da Rede Nacional de Pesquisas Clínicas (RNPC) e realiza estudos clínicos locais e multicêntricos em parceria com os demais integrantes da Rede. A Rede é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) e da Ciência e Tecnologia (MCT) e visa incrementar as pesquisas científicas em âmbito nacional, voltadas às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A prioridade é o desenvolvimento de ensaios clínicos de medicamentos, procedimentos, equipamentos e dispositivos diagnósticos de interesse ao SUS.

Está inserido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e no Curso de Medicina da UNISUL, apoiando a realização de teses, dissertações, trabalhos de 0conclusão de curso e de iniciação científica.

O CPC é constituído por uma equipe multiprofissional. Atualmente tem realizado projetos translacionais envolvendo projetos pré-clínicos e clínicos.

Objetivos

O Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) tem por objetivo coordenar as pesquisas que ocorrem no âmbito do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Dentre suas finalidades, destacam-se:

1 – Promover o desenvolvimento de estudos pré-clínicos, clínicos e epidemiológicos nas várias áreas de pesquisa.

2 – Desenvolver pesquisa interdisciplinar integrando as diversas unidades da UNISUL e do HNSC, possibilitando que pesquisadores das áreas de pesquisa básica, pré-clínica e clínica possam socializar seus achados.

3 – Disciplinar o uso da área comum existente e outras que porventura sejam criadas com o objetivo de atividades de pesquisa.

4 – Atuar como facilitador das pesquisas realizadas nas Instituições e estabelecer diretrizes e políticas relativas à realização destas.

5 – Desenvolver e capacitar recursos humanos para apoio à pesquisa.

6 – Servir como centro de interatividade e de integração de informações intra e interinstitucionais relacionadas à pesquisa.

7 – Promover a interação com outros centros de pesquisa, nacional e internacional, além de unidades e grupos de pesquisa da UNISUL.

8 – Ampliar a participação das Instituições e de seus pesquisadores no cenário nacional e internacional da Pesquisa, colaborando para o desenvolvimento das estratégias definidas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.

9 – Facilitar a integração das diferentes áreas, visando aprimorar a qualidade da pesquisa e aumentar a capacidade de desenvolvimento de todas as fases da pesquisa de fármacos, procedimentos, equipamentos e dispositivos diagnósticos, além de pesquisas epidemiológicas.

Estrutura

O Centro de Pesquisas Clínicas do HNSC e da UNISUL é formado pela Coordenação do CPC e possui, desde 2015, um Grupo de Estudos em Pesquisa Clínica (GEPC) formado por alunos da Graduação e Pós-Graduação de diferentes cursos da área da saúde da UNISUL.

Integrantes do Grupo

Profa. Dra. Fabiana Schuelter Trevisol

Coordenadora CPC

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1999), especialização em Farmácia Clínica e Farmacoterapia (2000) e mestrado em Saúde Coletiva (2004) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Mestrado e doutorado na Unisul campus de Tubarão. É professora do curso da graduação em Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina. É coordenadora e pesquisadora do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que é integrante da Rede Nacional de Pesquisa Clínica. Atua em pesquisa nas áreas de epidemiologia, uso racional de medicamentos, doenças infecciosas, principalmente HIV e AIDS, comportamento sexual e DST.

Prof. Dr. Daisson José Trevisol

Professor e Pesquisador CPC

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1999), especialização em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, mestrado em Saúde Coletiva (2006) e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Mestrado e doutorado e do curso de graduação em Medicina da UNISUL, atuando nas disciplinas de iniciação à pesquisa e trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos de TCC e iniciação científica, além de atuar no núcleo orientado de epidemiologia. É professor e pesquisador do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que é integrante da Rede Nacional de Pesquisa Clínica. Colaborador da OPAS – Organização Panamericana de Saúde para projetos relacionados ao uso racional de medicamentos. Faz parte da diretoria do Partners of the Americas de Santa Catarina, com convênio no Estado da Virgínia (EUA). Atual presidente da Fundação Municipal de Saúde do município de Tubarão/SC. Tem experiência na área de ciências da saúde, com ênfase em uso racional de medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de medicamentos, propaganda de medicamento, qualidade de vida e epidemiologia em saúde.

Profa. Alessandra de Sá Soares, Msc.

Professora e Pesquisadora CPC

Mestre em Ciências da Saúde. Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998) e especialização em Farmácia Clínica e Administração Hospitalar, pela UNISUL e pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) respectivamente. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora na UNISUL atuando como coordenadora e professora de estágio na área de farmácia hospitalar e nos cursos de enfermagem, medicina e psicologia. É pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa NAFEUM/UNISUL e ao Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Tem experiência na área de farmácia, com ênfase em farmácia hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitais, hospitais sentinelas, uso racional de medicamentos, farmácia clínica e segurança do paciente.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X