UTI Neonatal e Pediátrica

A UTI Neonatal e Pediátrica do HNSC possui infraestrutura e uma equipe multiprofissional especializada para cuidar dos pequenos com a dedicação necessária em momentos tão delicados.

Para isso dispomos de profissionais especializados 24 horas por dia, com equipamentos para suporte avançado de vida e técnicas inovadoras para a recuperação clínica desde o prematuro até crianças de 12 anos incompletos.

A humanização no atendimento e a experiência da equipe multiprofissional auxiliam a interação entre os pais e o bebê, favorecendo o desenvolvimento do neonato de forma integral.

A nossa UTI Neonatal e Pediátrica conta com programas desenvolvidos especialmente para a melhor assistência, aliada ao suporte emocional aos pais:

Hora do Soninho

O bem-estar dos pequenos pacientes é o objetivo do HNSC, por isso a UTI Neonatal e Pediátrica implantou ‘A Hora do Soninho’. O projeto consiste em estabelecer, em cada plantão, uma hora para estimular o pleno descanso dos bebês. Nesse período, que fica entre o intervalo dos medicamentos, procura-se apagar as luzes e manter o silêncio e a tranquilidade no ambiente.

Benefícios da Hora do Soninho

Ambiente silencioso e tranquilo

Pleno descanso para os bebês

Melhora no bem-estar

Tranquilidade para os pais

Banho de Ofurô em Bebê

A técnica é indicada quando há longa permanência na UTI Neonatal, pois os bebês apresentam uma irritabilidade proporcionada por este ambiente. Os bebês que apresentam quadro clínico estável podem se beneficiar desta técnica de banho, pois ele contribui para a diminuição da frequência cardíaca e respiratória, além do ganho de peso e o desenvolvimento como um todo. A terapia na água também beneficia o sistema músculo esquelético e neuropsicomotor ajudando o bebê a relaxar, reduzindo as cólicas e permitindo um sono mais tranquilo.

Uso da Rede

As redes adaptadas às incubadoras embalam os bebês prematuros aconchegando-os, pois simula o espaço intrauterino. O método contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês. Esta técnica tem proporcionado muitos benefícios ao prematuro, favorecendo o tônus muscular. A rede propicia a estimulação do sistema nervoso, melhorando as reações de equilíbrio, proteção e a integração sensorial, prejudicados pela prematuridade do bebê. A partir do momento em que os prematuros ficam mais calmos, os gastos energéticos diminuem, e consequentemente ganham peso e se desenvolvem mais rapidamente.

Primeira Etapa do Projeto Mãe Canguru

O método canguru consiste no contato pele a pele do bebê e seus pais, favorecendo o ganho ponderal, mantendo o neonato estável e tranquilo, promovendo a estabilidade térmica, cardíaca e respiratória. Este método reduz o tempo de internação, além de estimular o vínculo familiar através do toque e do aconchego do bebê. O método canguru tem seu início na UTI Neonatal e continua após a alta para o Alojamento Canguru no Setor de Pediatria onde o mesmo é mantido, favorecendo o contínuo desenvolvimento do bebê.

Humanização – Visita Aberta para os Pais

A UTI Neonatal dispõe de visita Humanizada dos pais durante as 24 horas, tendo como objetivo a recuperação clínica, o acompanhamento e o desenvolvimento do bebê prematuro. A equipe multiprofissional atua neste contexto ajudando na promoção do contato entre os pais e o bebê, que passam a se sentir seguros para oferecer estímulos positivos, favorecendo o desenvolvimento do neonato de forma integral.

Grupo Acolher

O Grupo Acolher faz parte dos projetos de humanização do HNSC e tem como objetivo principal proporcionar a troca de experiências entre os pais das crianças internadas na UTI Neonatal e Pediátrica, mamães que estejam praticando o Método Canguru, e a equipe multiprofissional do Centro Materno Infantil.

O grupo promove encontros periódicos que visam o compartilhamento de orientações e sentimentos decorrentes do processo de hospitalização. Conta também com a participação e apoio de pais que já passaram por esta experiência, fortalecendo e sensibilizando as pessoas envolvidas nos processo do cuidar. A equipe multiprofissional do HNSC é formada por médicos neonatologistas e pediatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, altamente especializada para o atendimento de prematuros, bebês a termo e crianças.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X