Testes e Vacinação

Os primeiros dias do bebê são de extrema importância para seu desenvolvimento, por isso saiba sobre os testes e vacinas necessários.

Teste do Olhinho

A criança não nasce com a visão completamente formada, ela será desenvolvida conforme o crescimento do bebê, assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas dos olhinhos precisam estar saudáveis, principalmente as que são transparentes. Como parte do programa de Triagem Neonatal, estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), o Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza o Teste do Olhinho para detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

É um exame simples, rápido e indolor, realizado por profissional médico pediatra, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O Teste do Olhinho é assegurado por lei e todos os bebês devem fazer.

Teste da Orelhinha

A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. O bebê escuta desde bem pequeno, antes mesmo de nascer, por volta do quinto mês de gestação. Ele ouve as vozes, possuindo uma melhor identificação da voz do papai. E ouve os sons do corpo da mamãe.

É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a fala.

O teste da orelhinha ou “exame de emissões otoacústicas evocadas” é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno através de um delicado fone introduzido na orelhinha do bebê. É rápido, seguro e indolor. É realizado no hospital, por fonoaudiólogos habilitados preferencialmente antes da alta hospitalar, ou através de agendamento pós-alta com a equipe. Deve ser feito com o bebê dormindo, após as 24 horas do nascimento, e leva de 5 a 10 minutos. No caso de suspeita de alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para um serviço de referência, habilitado para avaliação otológica e audiológica completa.

O Teste da Orelhinha, chamado também de Triagem Auditiva Neonatal, é assegurado por lei e todos os bebês devem fazer.

Teste do Coraçãozinho

Simples e indolor, o Teste do Coraçãozinho é capaz de detectar doenças cardíacas nos recém-nascidos. Trata-se de um teste que deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar para rastreio de cardiopatias congênitas críticas. Consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue) do bebê, através da utilização de um aparelho específico. É realizado por profissionais de enfermagem capacitados para a realização deste exame.

O Teste do Coraçãozinho é assegurado por lei e todos os bebês devem fazer.

Vacinação

As crianças que nascem no Centro Materno Infantil do Hospital Nossa Senhora da Conceição recebem as primeiras doses de vacinas (BCG e Hepatite B).

Esse trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão, facilita a rotina dos pais que, de segunda a sexta, não precisam se dirigir aos postos de saúde para realizarem a vacina. As vacinas são feitas na própria maternidade próximo ao Banco de Leite Humano.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X