Sobre a Maternidade

O Hospital Nossa Senhora da Conceição tem mais de um século de história e experiência em fazer a vida acontecer com segurança

O Centro Materno do HNSC é completo e contempla: Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, UTI Neonatal e Pediátrica, Banco de Leite Humano e Setor de Pediatria Menino Jesus.

Acompanhamos o nascimento de milhares de bebês em nossa região. Por isso, estamos em constante evolução para proporcionar um atendimento com tradição, fortalecendo as boas práticas ao nascimento.

No Centro Materno Infantil do HNSC a mamãe é acolhida por profissionais experientes e uma infraestrutura completa para proporcionar um atendimento de excelência à mamãe e ao bebê. Nossa equipe multiprofissional é comprometida com a vida, capacitada para proporcionar um atendimento completo e humanizado pensando nas boas práticas de atenção ao parto e nascimento.

E esse carinho não é o HNSC que diz, são as mamães que por aqui passaram.

Acomodações

Os quartos destinados às gestantes e mamães, ficam no 2º andar da instituição e são disponibilizados em dois tipos: quartos semi-privativos e apartamentos.

A acomodação privativa, destinada aos pacientes de Convênio e Particular possui ambiente climatizado, uma cama hospitalar para o conforto materno, berço do bebê, um sofá cama para acompanhante, poltrona de amamentação, frigobar, televisão, internet Wi-Fi, banheiro amplo e individual, e pia para banho do bebê.

A acomodação semi-privativa, destinada aos pacientes de Convênio e Particular possui ambiente climatizado, 2 camas hospitalares para o conforto materno, berço do bebê, poltrona para acompanhante, frigobar, cortina entre os leitos, televisão, internet Wi-Fi, banheiro amplo e coletivo, e pia para banho do bebê.

As acomodações do SUS são coletivas com 2 ou 3 camas hospitalares para o conforto materno, possuem ambiente climatizado, berço do bebê, televisão, cortinas entre os leitos para maior privacidade, poltronas confortáveis para o acompanhante, banheiro coletivo e pia para banho do bebê.

O maior hospital de Santa Catarina em número de leitos está ao seu lado para você ter seu bebê com conforto e segurança, venha nos fazer uma visita!

Acomodação Privativa

Acomodação Coletiva

Tour Virtual

Alojamento Conjunto

O Setor de Alojamento Conjunto do HNSC possui uma infraestrutura hoteleira de qualidade, com quartos confortáveis para proporcionar uma ótima estadia a seus pacientes e acompanhantes.

O Alojamento Conjunto possui atendimento diferenciado que promove o vínculo afetivo entre mamãe e bebê. Vínculo que estimula a amamentação e envolve os pais nos cuidados com o recém-nascido. Esse modelo de atendimento é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Dessa forma, o HNSC está alinhado as mais modernas práticas assistenciais, e nossa Maternidade segue o modelo que estimula o contato e a permanência conjunta da mãe e do bebê durante toda a internação. Vale ressaltar que a prática do Alojamento Conjunto depende das condições de saúde da mulher e do bebê.

Como funciona o modelo

Logo após o nascimento, mãe e bebê são colocados em contato pele a pele, iniciando a amamentação. Durante esse período, permanecem juntos o tempo todo, na presença do acompanhante de sua escolha.

Uma equipe multiprofissional composta por Pediatras, Obstetras, Enfermeiros Obstetras, Equipe de Enfermagem, Fonoaudiólogas, Fisioterapeutas que atuam nas 24 horas, nas seguintes assistências:

Monitorar e acompanhar as gestantes nas intercorrências clínicas;

Acompanhar os bebês desde o nascimento até a alta hospitalar;

Orientar e auxiliar as mães sobre aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido (banho, troca de fralda e limpeza do coto umbilical);

Preparar os pais para os cuidados com o bebê após a alta hospitalar.

Nutrição

A Cozinha e Padaria do HNSC são famosas pelos seus sabores e pela preocupação com a boa nutrição de nossos pacientes. No HNSC, a qualidade e o cuidado no preparo dos alimentos são levados a sério e possuem um rigoroso controle higiênico sanitário, pois alimentar-se bem é parte de um tratamento completo e de uma recuperação eficaz.

Possuímos nutricionistas responsáveis pela elaboração dos nossos cardápios, atendendo à dietas individualizadas e sempre pensando na satisfação e recuperação do cliente (ou das mamães) afinal, fazer a vida acontecer passa por uma boa nutrição dentro da instituição.

Com carinho e a atenção, o serviço de copa está sempre atento à qualidade das refeições apresentadas, respeitando os horários e cuidando para que a temperatura dos alimentos esteja dentro dos padrões estabelecidos.

Acompanhamento Nutricional

Dietas Balanceadas

Ótimos Valores Nutricionais

Ingredientes Selecionados

Preparação com cuidado e carinho

Registro em Cartório

O registro é o primeiro passo para se obter a cidadania. Pensando nisso, para maior comodidade dos papais e mamães, o Hospital Nossa Senhora da Conceição disponibiliza o serviço de registro do bebê, através da parceria com o Cartório de Registro Civil de Tubarão, que atende presencialmente de segunda a sexta-feira em horário comercial. Para fazer o registro da criança é necessário portar a Declaração de Nascido Vivo (DNV), que é expedida pelo hospital, e que os pais estejam com alguns documentos em mãos. Confira abaixo cada caso específico:

Pais Casados:

É necessária a presença do pai ou da mãe, com documento de identidade e certidão de casamento, além da Declaração de Nascido Vivo. Não é preciso levar o bebê para mostrá-lo ao oficial.

Pais não Casados:

O homem pode fazer o registro munido do seu documento pessoal e do documento da mãe da criança, além da DNV. Em caso de o pai estar ausente, ele pode reconhecer a paternidade por meio de uma declaração que deve estar com firma reconhecida, ou concedendo procuração específica e registrada em cartório para que se faça o registro.

Mãe Solteira:

A mãe deve apresentar a DNV e seus documentos de identidade. Se não estiver acompanhada do pai da criança e não trouxer uma declaração de reconhecimento da paternidade, será orientada pelo representante do cartório.

Mãe menor de 16 anos:

A mãe precisa estar acompanhada de um adulto responsável.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha foi instituída através da Portaria do Ministério da Saúde de Nº 1.459, de 24 de junho de 2011, com a finalidade de estruturar e organizar a atenção da saúde materno-infantil. O HNSC aderiu o termo de pactuação da Rede Cegonha em agosto de 2015, sendo referência para a Região da AMUREL (Associação dos Município da Região de Laguna).

A Rede Cegonha é uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério. E assegura às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Diretrizes

Acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação do
acesso e melhoria da qualidade do pré-natal.

Vinculação da gestante à unidade de referência para o parto, e ao transporte seguro.

Boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento.

Atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.

Acesso às ações de planejamento reprodutivo.

Objetivos

Promover a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e a saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança.

Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade.

Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X