Banco de Leite Humano

Amamentar é uma experiência única e também essencial para a saúde da mãe e do bebê, mas nem toda mãe consegue instintivamente.

Por isso o Hospital Nossa Senhora da Conceição conta com um Banco de Leite Humano que tem, entre seus objetivos, a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido desenvolvemos um trabalho de excelência para auxiliar as mães e bebês em tempo integral, com profissionais especializados em aleitamento materno, em parceria com a Rede Global de Banco de Leite Humano.

O leite humano por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.

O Banco de Leite Humano do HNSC disponibiliza leite materno pasteurizado aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e aos bebês que, por algum motivo, não conseguem receber leite de suas mamães.

O que é necessário para ser doadora?

Através de um ato de carinho e amor, qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição através do número 0800 643 0140, onde receberão todas as informações necessárias para este processo.

A doadora deverá preencher um cadastro dando informações sobre o pré-natal e sobre a sua situação atual de saúde, registrando se faz uso de algum medicamento, se é tabagista ou se tem algum problema de saúde, seguindo a RDC 171 que Regulamenta o funcionamento técnico de Bancos de Leite Humano. Uma vez atendendo os critérios clínicos e, considerada apta a ser uma doadora, a mesma será orientada a fazer a coleta em sua residência (se preferir) ou então será orientada a realizar a coleta direto no Banco de Leite do HNSC.

O cuidado com o leite é extremo, por isso todo material que chega ao HNSC é pasteurizado e passa por processo de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecidos aos bebês. A qualidade do produto doado é muito importante. E para que não ocorra contaminação, as mães praticam cuidados básicos como atenção à higiene pessoal e ao ambiente adequado para a retirada do leite.

Disque Amamentação

As orientações necessárias, como higiene, ordenha, conservação e armazenamento do leite, entre outras, são disponibilizadas no Banco de Leite Humano do HNSC, ou através do Disque Amamentação (0800 643 0140), onde também são repassadas informações gerais sobre a amamentação e esclarecidas as dúvidas das mamães.

10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno
  • 1

    Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

  • 2

    Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

  • 3

    Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

  • 4

    Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

  • 5

    Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

  • 6

    Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

  • 7

    Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

  • 8

    Encorajar a amamentação sob livre demanda.

  • 9

    Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

  • 10

    Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X