Notícias

Compartilhe

HNSC cria ritual para marcar o fim de fases do tratamento do câncer

O setor de oncologia do HNSC viveu momentos emocionantes na última semana. A paciente Camila Alves Pereira, 36 anos, concluiu mais uma fase do seu tratamento e tocou emocionada o “Sino da Superação”. Ela foi a primeira a fazer o ritual, que a partir de agora vai virar rotina no setor, tendo como objetivo o compartilhamento do momento de despedida do tratamento e o incentivo àqueles que ainda lutam contra a doença.

Em tratamento no HNSC há oito meses, Camila diagnosticou o câncer no intestino em janeiro de 2019, quando realizou cirurgia de urgência. Em março iniciou a quimioterapia, encerrando o tratamento no dia 06/09. “Passamos por muitas emoções e dificuldades durante o tratamento, mas não podemos desistir. Tive muito apoio da minha família e agora é momento de comemorar”, destaca emocionada inclusive por tocar o sino, um desejo que Camila vinha compartilhando com a equipe de enfermagem desde que iniciou o tratamento. O ato foi aplaudido pela equipe técnica que acompanhou o tratamento e pela mãe, que esteve ao seu lado durante todo processo.

A prática de tocar o sino é comum em hospitais americanos e brasileiros e sugere beneficiar não somente quem passa pelo tratamento, mas envolver sua família, os pacientes que iniciam o processo e os profissionais da instituição a se engajarem nesse projeto. Também leva motivação para os pacientes que iniciarão o tratamento contra o câncer e desmistifica a associação da doença com o final de vida.

Deixe seu comentário

Leia Também

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X