Maternidade

Compartilhe

Classe Hospitalar: projeto permite crianças continuar estudando mesmo internadas

Depois das férias do meio do ano, a Classe Hospitalar volta com tudo este mês. O projeto, que funciona desde março de 2002, atende crianças de 4 a 14 anos internadas na pediatria do Hospital Nossa Senhora da Conceição que têm a oportunidade de continuar seus estudos mesmo internadas. A iniciativa visa proporcionar a estas crianças atendimento às necessidades pedagógicas, garantindo assiduidade e continuidade à escolarização e contribuindo para a construção e/ou fortalecimento das relações vínculo e afeto entre as crianças e seu meio social.

O Classe Hospitalar é um trabalho realizado por professores capacitados em um ambiente ideal, com material adequado ao desenvolvimento das atividades de aprendizagem. As crianças têm aula diariamente como no colégio e, ao receberem alta, ganham atestado de frequência das aulas.  No primeiro semestre deste ano foram atendidas uma média de 150 crianças do ensino básico e fundamental no período matutino e vespertino. Segundo a professora Sabrina Pereira Miguel, tem crianças que ficam mais de um mês internadas e o projeto permite não perderem o ano escolar.

Um dos grandes benefícios do projeto é a integração entre essas crianças internadas e a rapidez na recuperação. Durante o tempo em que ficam na pediatria, percebem que existem muitas crianças na mesma situação. O Hospital Nossa Senhora da Conceição disponibiliza toda a sua estrutura para o projeto como televisão, DVD, livros, brinquedos pedagógicos enfim, todo material necessário para a criança receber atendimento necessário.

Parceria – A Classe Hospitalar e Brinquedoteca é um projeto em parceria com o Estado, Secretaria Municipal de Educação e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Associação das Voluntárias da Pediatria (Avope). É uma iniciativa que cumpre os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Resolução nº 41 de outubro de 1995, que trata dos direitos das crianças e dos adolescentes hospitalizados., auxiliando-os na recuperação de sua saúde”, ressalta Sabrina.

Deixe seu comentário

Leia Também

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X