Notícias

Compartilhe

HNSC tem projeto de ampliação para oferta de exames por imagem aprovado pelo Ministério da Saúde

Instituição de Tubarão é uma das selecionadas pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, que prevê aquisição de modernos equipamentos de diagnóstico por imagem para atender a população.

     O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão (SC), teve seu projeto de ampliação para oferta de exames de imagem aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). A Instituição, administrada pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), foi contemplada pelo programa do Ministério da Saúde que incentiva ações desenvolvidas por entidades e associações sem fins lucrativos que atuam no campo da oncologia, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços médicos, apoiar a formação de recursos humanos e realizar pesquisas clínicas e socioantropológicas sobre o câncer.

O projeto do HNSC, no valor de aproximadamente R$ 3,4 milhões, prevê a aquisição de equipamentos de diagnóstico por imagem para a ampliação do número de exames realizados. O Hospital tem alta demanda por exames de tomografia, ultrassonografia e radiografia por parte da população de Tubarão e todo o Sul de Santa Catarina, incluindo municípios das regiões de Laguna e Carbonífera. Em 2017, por exemplo, a Instituição registrou uma demanda reprimida de mais de 37 mil exames.

Entre os novos equipamentos que serão adquiridos estão um tomógrafo de 64 canais, três aparelhos de ultrassom, um aparelho de raio-X digital e 28 monitores de alta resolução. Com a estrutura de hoje, o Hospital realiza 7.922 exames de ultrassonografia por ano. Após a chegada dos novos aparelhos, esse número saltará para mais de 16 mil, o que representa um aumento de 100%. Os equipamentos também serão utilizados pelos profissionais da futura Unidade de Radioterapia do HNSC, que faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) e será construída ao longo de 2019.

Como doar

O Ministério da Saúde assegura benefícios a empresas e pessoas físicas que aplicarem parte do Imposto de Renda em projetos aprovados no Pronon. Pessoas juídicas poderão deduzir até 1% do IR, enquanto cidadãos podem destinar de 1 a 6% do imposto. O ressarcimento ocorrerá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor a pagar. A Associação Congregação de Santa Catarina e as demais entidades envolvidas irão, então, emitir um recibo de doação que servirá como comprovante para que a dedução fiscal se efetue.

Para mais detalhes sobre como apoiar o projeto de aquisição de equipamentos de diagnóstico por imagem para a ampliação da oferta de exames e de diagnósticos precoces do Hospital Nossa Senhora da Conceição, entre em contato com a ACSC pelo número: (11) 3016-3424. O prazo para realizar a doação é até 31 de dezembro.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X