Sala de Imprensa

Compartilhe

HNSC comemora 114 anos com planos para o futuro

Parque Tecnológico e Unidade de Radioterapia são os principais investimentos para melhoria da infraestrutura e oferta de serviços para a população do Estado de Santa Catarina, além de modernizações das fachadas e recepções. Website também passa por reformulação.

Com os olhos no passado e a cabeça no futuro: é assim que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão (SC), encerra 2018. Fundado pelas Irmãs da Divina Providência, irá comemorar 114 anos de história em 8 de dezembro. Atualmente, o Hospital é o maior de Santa Catarina em número de leitos e oferece mais de 40 especialidades para toda a população do Sul do Estado, incluindo municípios das regiões de Laguna e Carbonífera.

O ano de 2018 foi marcado por grandes realizações para o HNSC, administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). Em novembro, por exemplo, foram iniciadas as obras da Unidade de Radioterapia, um dos mais aguardados projetos do Hospital para sanar os principais anseios da população no tratamento oncológico. O prédio terá quase 800 m² e sua construção irá durar aproximadamente um ano, sem prejudicar o atendimento diário à população. O projeto faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde (MS), que investiu na compra de 80 aceleradores lineares, utilizados em procedimentos de radioterapia para o tratamento de diversos tipos de câncer, e irá custear as obras de infraestrutura para ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País, entre eles o HNSC.

Parque Tecnológico recebe equipamentos

O Parque Tecnológico e o setor de Medicina Nuclear da Instituição também terão suas estruturas ampliadas para o recebimento de diversos equipamentos de tratamento oncológico. Entre eles estão um aparelho de cintilografia, uma mesa cirúrgica elétrica, bisturis elétricos, uma lavadora termodesinfectora, um gerador de gálio e cinco focos de luz de LED para cirurgias. Essas melhorias também serão custeadas pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

Para receber essas novas tecnologias, o HNSC está revitalizando a subestação de energia elétrica para ampliar sua capacidade de fornecimento de energia e garantir a segurança dos médicos e pacientes que usarão as instalações. Todo esse processo foi certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Outra novidade do HNSC para 2019 é a parceria com o Centro Anestesiológico Florianópolis (CAF) para a atuação de uma nova equipe de médicos anestesiologistas, o que ampliará o número de profissionais disponíveis, tornando possível a realização de procedimentos eletivos também aos sábados, domingos e feriados.

Novo ambiente virtual

E as mudanças não se limitam apenas à estrutura física. Recentemente, o Hospital lançou o site com novas funcionalidades e facilidades no acesso à informação, bem como um ambiente mais amigável e atrativo para os usuários. O portal tem tecnologia responsiva, o que permite que ele seja acessado nos mais variados dispositivos, como smartphones e tablets. Também há uma área exclusiva para o paciente, em que ele pode encontrar dados básicos sobre o Hospital, como os convênios e especialidades que atende e os horários de visita nos leitos. Foi criado, ainda, um menu sobre maternidade, com informações e imagens para que a mãe conheça o espaço em que terá seu bebê.

Missa e celebrações

Nesta quarta-feira, 5 de dezembro, às 19h30, haverá uma missa na Igreja Matriz São José Operário, em Tubarão, celebrada pelos Padres Sério Jeremias e Nivaldo Antônio Ceron. A diretora executiva do Hospital, Patrícia de Toledo, e toda a equipe do HNSC convidam a comunidade para comemorar esses 114 anos de história.

“A trajetória do nosso Hospital sempre foi repleta de espiritualidade, amor e respeito aos pacientes. As Irmãs que fundaram a Instituição, lá em 1904, encararam a missão de renunciar o conforto e as boas condições de vida em troca de uma vida humilde e de sacrifícios em Tubarão. É com esse espírito que seguimos até hoje, garantindo acolhimento e humanização no atendimento aos nossos pacientes por meio da eficiência técnica e médica”, finaliza a diretora.

Sobre Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)

Fundado na cidade de Tubarão em 1904 pelas Irmãs da Divina Providência, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) é o maior hospital de Santa Catarina em número de leitos, totalizando 395, e oferece mais de 40 especialidades. A instituição é referência como hospital geral para o Sul de Santa Catarina, atendendo toda a região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e, em algumas especialidades, as regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina). Desde 2015 é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, entidade filantrópica que atua em todo o Brasil. O HNSC conta com um moderno centro de diagnóstico por imagem e procedimentos de alta complexidade, além de ser integrante da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, sendo também um hospital de ensino. De 2001 até o momento mantém o título de “Hospital Amigo da Criança”, do Ministério da Saúde, e disponibiliza o Disque-Amamentação, serviço gratuito de informações sobre amamentação para toda a comunidade da região.

Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 24 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de negócio no qual a totalidade do superávit, após satisfeitas as necessidades de investimentos e segurança financeira, é destinada para obras sociais, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, compromisso com as necessidades das comunidades e valores cristãos. Ao todo, são mais de 13.000 colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em sete estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a mais de 4.800 alunos, sendo 22% deles bolsistas. As entidades de saúde atendem mais de 630 mil pacientes/dia no ano e possuem 74% dos serviços conveniados ao SUS. Na assistência social, mais de 700 beneficiários são atendidos nas entidades.

Deixe seu comentário

Leia Também

Prêmios e
Certificações

Start typing and press Enter to search

Top
X